Ouça Ao Vivo

2 de janeiro de 2025 13:14

Carregando...

Programa Revitis e IDR-Paraná promovem 7ª Jornada da Fruticultura

às
Julio Cesar Alves

Nesta quinta-feira (26), a partir das 9 horas, acontece a 7º Jornada Tecnológica em Fruticultura, com o tema a “Deriva de herbicidas na videira”. O evento, online e gratuito, é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) e pelo Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A transmissão será pelo Youtube do IDR-Paraná.

Esse é o segundo de uma série de eventos com o intuito de revigorar a produção de uvas e seus derivados no Paraná. “Essa iniciativa faz parte de um plano de capacitação para técnicos e produtores, além de eventos online mensais sobre temas ligados à viticultura e produção de derivados da uva”, explica o coordenador estadual do Revitis, Ronei Andretta. Os próximos encontros virtuais serão divulgados na página do programa no site da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

A pesquisadora do IDR-Paraná, Alessandra Maria Detoni, explica que desde 2016 acontecem encontros presenciais no Polo de Pesquisa do IDR em Santa Tereza do Oeste visando a difusão e transferência de tecnologias em viticultura. “Esse ano, em virtude da pandemia, optamos pelo evento virtual”, diz.

ALERTA – deriva de herbicida é o desvio da trajetória das gotas produzidas na pulverização para fora do alvo que se pretende atingir. Segundo Alessandra Maria Detoni, a escolha do tema se deve a eventos recentes de deriva, que causaram grandes danos para a safra de uva 2020. O objetivo é orientar e alertar os agricultores para o uso consciente dos herbicidas hormonais.

Serão apresentados, na Jornada, alguns casos de deriva em pomares de uva em todo o Estado, o mecanismo de ação dos herbicidas hormonais na planta, a situação atual do uso de herbicidas hormonais e o que pode acontecer no futuro, em virtude da possibilidade de liberação de outros princípios ativos, e como ocorre a fiscalização dos casos de deriva de herbicidas em culturas sensíveis.

PROGRAMAÇÃO – Participam do evento o engenheiro agrônomo e presidente da Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura (ANPEF), Werner Genta; a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Paraná, Katia Christina Zuffellato-Ribas; o pesquisador e docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Denis Fernando Biffe, e o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa de Defesa do Alimento Seguro da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), João Miguel Toledo Tosato.

REVITIS – O Revitis foi lançado em novembro de 2019, apoiado nos eixos de incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. Desde então, foi realizado um diagnóstico com mais de 300 produtores que apresentaram os maiores problemas da cadeia produtiva da uva. A partir disso, foi produzido um documento descrevendo as ações a serem desenvolvidas nos eixos pesquisa e produção, agroindústria, comércio e turismo.

Também está em processo de implantação um viveiro em Santa Tereza do Oeste, para produzir material genético de qualidade. A capacidade é para 150 mil estacas por ano. O programa propiciou, ainda, a criação de uma rede com mais de 15 centros de pesquisa.

Neste ano, foram executados alguns projetos piloto, com aquisição de mudas sadias e insumos para agricultores de Bituruna, Mato Rico, Boa Ventura de São Roque e Pitanga.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Ampére
Policial
Policial
Policial
Geral
Geral
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Geral
Geral
Ampére