Ouça Ao Vivo

15 de dezembro de 2025 22:52

Carregando...

2ª Corrida e Caminhada Universitária da UFFS reúne mais de cem participantes

19/09/2025
às08:45
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

Em comemoração aos 16 anos de atuação na região Sudoeste do Paraná, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu a 2ª Corrida e Caminhada Universitária. O evento reuniu participantes de diferentes idades, todos com o mesmo objetivo de completar percursos de 5 km de corrida e 2,5 km de caminhada. Mais de cem pessoas participaram do evento que ocorreu no último domingo (14).

Na categoria feminina, a corredora Luciane Mees Peroni Ramos foi a primeira a cruzar a linha de chegada, ficando com primeiro lugar geral feminino. A moradora da cidade de Pinhal de São Bento, diz que concilia os treinos com as atividades no campo. “Faz um ano que venho treinando e isso já virou um vício para mim, onde tiver uma corrida estarei lá. Faço minhas atividades no interior e treino duas vezes na semana, mas sem um acompanhamento sério”, comentou. A corredora já tem um próximo desafio a 4ª Corrida Só Para Elas – Outubro Rosa, que será no dia 5 de outubro, na cidade de Francisco Beltrão.

E também é de Pinhal de São Bento o corredor Antonio Maurício Ferreira do Santos que alcançou o primeiro lugar geral masculino. “Fico feliz com o resultado e alcançar o meu objetivo de tempo, superando ainda um trecho de subida meio forte do percurso”, disse comemorando. A prova teve 5 km de extensão, e Antonio completou o trajeto em 18min17seg. O percurso passou pelas vias internas do Campus Realeza e seguiu pela Avenida Edmundo Gaievski, onde estava localizada a parte de maior inclinação.

Todos os participantes receberam medalhas de participação, já os primeiros colocados na classificação geral receberam um vale-viagem no valor de R$ 500 e os demais vencedores por categorias receberam premiação com troféus. O técnico administrativo em educação e organizador do evento, Bruno da Rocha Nunes, comemorou os resultados do evento que também arrecadou cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis. “O esporte é algo que une as pessoas e o resultado positivo do evento também está no número de alimentos que arrecadamos”. Os alimentos serão destinados às famílias carentes atendidas por entidades de assistência social do município de Realeza.

Durante a prova, os participantes também receberam um atendimento especializado voltado para a saúde e o desempenho esportivo. A ação foi conduzida pelo projeto de extensão da Clínica-Escola de Nutrição da UFFS – Campus Realeza. A equipe, composta por alunos do curso de Nutrição e sob a coordenação da professora Eloá Angélica Koehnlein, realizou uma avaliação do grau de hidratação dos corredores.

A metodologia consistiu em aferir o peso dos atletas antes e depois da prova. “A partir desses dados, nós vamos calcular a perda de peso e a perda hídrica para avaliar se eles estão perdendo bastante líquido, se estão dentro do recomendado”, explicou a professora Eloá. O objetivo é fornecer informações personalizadas para que os atletas possam regular a quantidade de água ingerida durante as competições.

A professora destacou ainda a importância da hidratação para o rendimento e a segurança dos praticantes de qualquer atividade física. “Dentre os pilares que envolvem a nutrição como um todo, a hidratação é o primordial”, afirmou. Ela alertou que uma hidratação inadequada pode levar desde uma simples queda de rendimento até complicações mais graves: “O atleta pode apresentar cãibras, mal-estar, tontura e, num grau ainda mais sério, até mesmo uma condição mais grave, como uma crise convulsiva”, completou.

A iniciativa buscou conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados nutricionais no esporte, reforçando o papel da universidade na extensão de serviços especializados à população.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Policial
Regional

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada