Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

2020 tem recorde no número de divórcios no Brasil

O número de divórcios teve um aumento recorde em 2020. Esse crescimento se dá exatamente no período da pandemia; quando, por um lado as pessoas ficaram mais tempo confinadas dentro de casa; e, do outro, para evitar aglomerações, os cartórios passaram a disponibilizar, a partir de julho de 2020, o serviço de divórcio extrajudicial por meio online.

De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, houve um aumento de 15% no número de divórcios de 2019 para 2020. Uma taxa bem maior que a média histórica de aumento de 2% a cada ano.

Em números, foram mais de 43 mil divórcios extrajudiciais realizados no 2º semestre de 2020 contra mais de 38 mil divórcios em 2019

Apesar da facilidade da tramitação online de um processo de divórcio, Andrey Guimarães, integrante do Colégio Notarial do Brasil, em São Paulo, considera que há vários fatores que envolvem a separação e que podem explicar esse aumento de divórcios na pandemia. Mas, lembra que o processo online é para casos em que há um comum acordo e explicou mais como funciona.

A psicóloga e terapeuta de casais Dolores Peixoto Oliveira, pondera que o isolamento social na pandemia melhorou o relacionamento de casais que já tinham boa convivência, como também piorou relações entre casais que já tinham muitos conflitos.

A plataforma de serviços digitais dos cartórios pode ser acessada por meio do e-notariado.com.br

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *