PIB do Paraná aumentou 2,3% no primeiro trimestre de 2020

quinta-feira, 23 julho 2020 | 08:51 AM

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná apresentou crescimento de 2,3% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com igual período do ano anterior, segundo cálculos divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes.

O resultado positivo foi obtido principalmente pelo desempenho da agropecuária, que registrou aumento de 14,96%, puxado por uma supersafra de grãos de verão.

O Produto Interno Bruto brasileiro apresentou retração de 0,3% no primeiro trimestre de 2020. No resultado com ajuste sazonal, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o PIB do Paraná teve alta de 1,28%, enquanto no país a queda foi de 1,5%.

“Os números demonstram que o Paraná estava em uma fase de crescimento, que foi freada pela pandemia. Vamos concentrar esforços agora para recuperar o ritmo”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele destaca que o Governo do Estado pretende ampliar investimentos. Para isso, conta com R$ 600 milhões para promover melhorias nos municípios. Além disso, aguarda o aval federal para acessar um financiamento de R$ 1,6 bilhão. O valor será aplicado em obras de infraestrutura.

O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, também ressalta os excelentes resultados que o Paraná vinha obtendo antes da chegada da pandemia. “A pandemia alterou as previsões e o desafio agora é preparar o Estado para voltar a crescer”, afirma.

Bernardo Jorge informa que o governo avança na elaboração de um plano para estimular a retomada econômica. “Estamos trabalhando em um plano de retomada e novamente vamos contar com a força do agronegócio e de cada cidadão que aqui vive e trabalha”, acrescenta ele.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *