Paraná registra queda de mortes por coronavírus desde o começo de agosto

quarta-feira, 19 agosto 2020 | 08:36 AM

Desde que a pandemia começou a afetar o Paraná no final de março, uma média de 19 pessoas morreram com o novo coronavírus por dia no Paraná, totalizando, até ontem, 2.780 mortes causadas pela Covid-19 (se considerados também os pacientes de outros estados que faleceram em hospitais paranaenses).

Em meio à reabertura de diversos setores da economia e diante do abrandamento dos protocolos de responsabilidade sanitária e social – Curitiba, por exemplo, regrediu ontem, após quase dois meses, da bandeira laranja para a bandeira amarela -, uma pergunta se impõe: afinal, quando foi (se é que já foi ou ainda está por vir) o pico da doença no Paraná?

Para tentar responder a essa pergunta (ou ao menos trazer alguns elementos para a discussão), o Bem Paraná levantou, com base nos dados abertos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o número de mortes provocadas a cada dia pela Covid-19 no Paraná.

Até aqui, os dias com maior número de mortes foram registrados no final de julho, nos dias 22 e 31 — 62 e 61, respectivamente.

Reunindo os dados por semana (domingo a sábado), por outro lado, temos que o pico de mortes pela Covid-19 ocorreu há cerca de duas semanas, entre os dias 2 e 8 de agosto (semana 20 da pandemia no Paraná), quando houve uma média de 50 falecimentos por dia no estado.

Àquela altura, o Paraná vinha de três semanas consecutivas com alta na média diária de óbitos. Antes disso, já havia registrado aumentos consecutivos entre as semanas 10 (entre os dias 24 e 30 de maio) e 16 na pandemia (5 a 11 de julho), quando houve um saldo na média de mortes por dia, que passou de 4,57 para 40,43. Na semana seguinte (17, entre os dias 12 e 18 de julho) houve uma leve redução nos óbitos (para 39,71), mas que não se sustentou nas semanas seguintes.

Depois do pico na semana 20, houve uma importante redução na média de óbitos na última semana, que passando de 50 para 40,43 (numa semana foram 350 óbitos; noutra, 283). Já na atual semana (22), são 42 óbitos acumulados em três dia, com média de 14 registros/dia.

O levantamento leva em conta a data da morte dos pacientes e não a data de divulgação nos boletins da Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Agência Estadual de Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *