Paraná reforça cuidados com as crianças e adolescentes

quinta-feira, 12 dezembro 2019 | 08:46 AM

O Paraná reforça a prioridade com a infância e adolescência ao dar o primeiro passo para a implementação do Orçamento da Criança. A proposta busca ampliar a eficácia da aplicação de recursos estaduais na execução das políticas sociais públicas nas áreas de proteção à infância e adolescência.

A minuta do decreto que estabelece a criação do documento foi assinada nesta quarta-feira (11) pelos secretários Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes) durante evento no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

A validação do decreto pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior permitirá a instituição de um grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do Orçamento Criança. O grupo terá a missão de monitorar os gastos públicos direcionados a essa área e otimizar a aplicação dos recursos existentes nas diversas secretarias do Governo do Estado.

As prioridades da gestão para o setor, explicou Ney Leprevost, estarão refletidas nas peças orçamentárias, identificação dos programas, projetos e atividades que farão parte do planejamento orçamentário e que deverá ser implementado até dezembro de 2022.

“Vamos mapear tudo o que se investe em criança no Paraná para que a sociedade possa fazer um acompanhamento. Mostrar publicamente para verificar para onde está indo o dinheiro e onde se pode investir mais”, afirmou o secretário. “O Estado está cuidando do futuro”, completou.

A iniciativa ganhou apoio do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto destacou a preocupação do Estado com o bem-estar social das crianças e adolescentes. “Ao absorver um estatuto, o Paraná cumpre o princípio da criança como prioridade absoluta”, disse.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *