Paraná precisa ainda de 7 mil mesários

quarta-feira, 16 setembro 2020 | 08:59 AM

O Paraná precisa ainda de 7 mil mesários para a realização das eleições de 2020, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O prazo para a nomeação dos eleitores que irão compor o pleito termina na quarta-feira (16).

De acordo com o TRE-PR, 78 mil pessoas se voluntariaram para atuar como mesário. Mesmo com o fim do prazo para nomeação, os eleitores podem continuar se inscrevendo. Para as eleições deste ano, o Paraná precisa de 115 mil pessoas que vão atuar em seções e locais de votação, sendo 85 mil mesários, conforme o Tribunal.

Além dos voluntários, eleitores também podem ser convocados para participar do pleito. O TRE-PR reforçou que cidades como Chopinzinho, São João, Pato Branco, Pitanga, Campo Mourão, Guaraqueçaba e Loanda apresentaram baixa procura por voluntários.

Segundo o Tribunal, a vantagem da inscrição de voluntários é que menos eleitores precisarão ser convocados. Além disso, inscritos podem ser chamados em casos de substituições e reserva. Neste ano, o Paraná registrou recorde no registro de voluntários, segundo o TRE-PR.

Inscrições
De acordo com o TRE-PR, as inscrições podem ser feitas pela internet. Para se voluntariar é preciso ser eleitor, ter mais de 18 anos e não ter débitos com a Justiça Eleitoral.

Os mesários que trabalham nas eleições têm alguns benefícios, como:
Dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário;
Auxílio-alimentação no valor de R$ 35 por dia de trabalho;
Crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior conveniadas;
Vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital;
Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.
O TRE-PR lembra que não podem ser mesários candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, policiais ou funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo.

Fonte: Portal G1 Oeste e Sudoeste

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *