Gaitaço de 2020 em Ampére supera todas as edições anteriores

terça-feira, 28 janeiro 2020 | 16:37 PM

Fale com a Rádio Ampére AM |

Com recorde de participantes Ampére sediou neste final de semana o 7º Gaitaço. O encontro de gaiteiros e gaiteiras foi promovido pelas Rádios Ampére AM e Interativa FM com apoio das APAES de Ampére e Pinhal de São Bento. E segundo o coordenador do evento, Helio Alves a edição deste ano superou todas as expectativas. “Foi uma festa maravilhosa. Foi um sucesso,” resume ele sobre o evento deste sábado, 25, e domingo, 26.

Helio destaca que foram cerca de 300 participantes de cidades do sudoeste paranaense e de várias partes do sul do Brasil. “Nesses dois dias de festa passaram pelo parque quase mil pessoas. São fãs da música gaúcha e muitas famílias que apreciam o evento. Tivemos caravanas vindas de muito longe, como é o caso dos amigos de Almirante Tamandaré do Sul e Panambi, no Rio Grande do Sul, que trouxeram seus gaiteiros para Ampére. Estamos muito felizes pelo resultado do Gaitaço.”

Para Helio Alves a festa só alcançou esse sucesso pelo apoio de muita gente. “O Gaitaço já se tornou tradicional em nossa cidade e região. No começo as pessoas não sabiam muito do que se tratava, mas agora a gente fala do evento e todos já dizem o que é. Só temos que agradecer a todos, sem distinção, que colaboraram para que mais uma vez tivéssemos sucesso na promoção. São inúmeros envolvidos para que tudo acontecesse dentro do programado. A imprensa não só do sudoeste, mas de todo o Paraná também teve uma parcela muito importante para que isso ocorresse.”

TRIBUTO A TEIXEIRINHA

O Gaitaço de 2020 homenageou um dos maiores ídolos da música gaúcha: Vitor Mateus Teixeira, ou simplesmente Teixeirinha. Para muitos ele foi o cantor de maior destaque no cenário musical e cultural do Rio Grande do Sul. O “Rei dos Discos” gravou mais de 50 discos e compôs por volta de 1.200 canções.  Com suas músicas ele ficou conhecido no país todo e sua história foi parar no cinemas sendo gravados 12 filmes.

Uma das filhas do artista, Marcia Teixeira esteve presente no evento. Ela foi recebida no domingo de manhã por dezenas de fãs e gaiteiros. “Depois dessa recepção não tem o que falar. É muita emoção estar com vocês aqui no Paraná. É um orgulho estar no meio de vocês e sentir essa energia. Foi essa energia que fez o Teixeirinha ser o que foi. Somos gratos por esse carinho com ele.”

Marcia estava acompanhada da filha Fernanda e de mais três componentes que fazem parte da Fundação Teixeirinha. Além de dar entrevistas, também atendeu os fãs e recebeu homenagem em nome da família “Fico muito feliz por essa homenagem. Mostra o quanto nosso pai fez pela cultura e pela música gaúcha. Hoje vejo aqui esse sentimento de carinho de todos com a figura que ele era. Muito obrigada seu Helio Alves e a todos.”

MAIS HOMENAGENS

Um dos momentos do Gaitaço, e que emocionou a todos, foi a homenagem prestada para gaiteiros, alguns já falecidos. Entre eles estão Genuino Gasperin e Gelson Zamboni – ambos de Realeza, e Osvaldino dos Santos – conhecido em Ampére como Orlandinho. Quem também recebeu homenagem foi o tradicionalista Zilio Zanandrea, que há 40 anos apresenta o programa Oh! De Casa na Rádio Clube de Realeza.

Compartilhar

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *