Família encontra escorpião dentro de casa em Ampére

segunda-feira, 02 dezembro 2019 | 18:10 PM

Fale com a Rádio Ampére AM |

A família Zatti, que reside no centro de Ampére, levou um grande susto nesta segunda-feira, 2. Um escorpião da espécie Tityus foi encontrado dentro de casa e quem achou o animal foi o pequeno Enzo de apenas 3 anos. A situação foi registrada no começo da manhã enquanto o garoto aguardava para ir à escola. Ao avistar o bicho na cozinha a criança chamou a mãe Bruna.

 

A reportagem das Rádios Ampére AM e Interativa FM entrou em contato com a família para saber mais sobre o ocorrido. A avó Rosangela, que é proprietária de uma indústria de confecções na cidade, conta que não estava mais em casa, mas que assim que o escorpião foi encontrado a família já avisou ela sobre a situação. Rosangela disse que os filhos Bruna e Guilherme foram até a cozinha, viram do que se tratava e conseguiram colocar o animal dentro de um recipiente com tampa.

Bruna estava aliviada pelo filho achar o animal incomum e a chamar, pois poderia ter acontecido algo pior se ele tivesse a curiosidade de querer pega-lo. A família entrou em contato com a vigilância sanitária e os profissionais que atuam no órgão iriam até a residência na parte da tarde, fato que não ocorreu até o fechamento dessa reportagem.

O médico veterinário Felipe Azzolini, que atua no zoológico e na faculdade Unisep de Dois Vizinhos, explica que esse tipo de escorpião tem uma picada bem dolorida. “É um escorpião do tipo Tityus e animais que são picados por ele geralmente vão a óbito. No caso de ser humano as pessoas com imunidade baixa ou debilitada também podem ter complicações caso sejam vítimas do animal, podendo ir a óbito. Tem que tomar cuidado.”

O profissional esclarece que é um animal da classe dos aracnídeos e por isso se alimenta basicamente de insetos. “A gente alerta que onde é encontrado um tipo desse de escorpião podem ser achados mais. Por isso é necessário que seja feita uma vistoria no imóvel para verificar a existência de mais algum. A recomendação que podemos passar para as pessoas é que mantenham o lote limpo. Evite acumular material que possa servir de morada para eles, como tijolos, madeiras e outros tipos de entulho,” comenta.

Compartilhar

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *