Estado mantém menor incidência de Coronavírus

quarta-feira, 27 maio 2020 | 08:25 AM

Os registros de confirmações de Covid-19 dobraram no Paraná entre a semana encerrada no último domingo (24) e a semana imediatamente anterior, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. Foram 928 casos entre 18 a 24 de maio, contra 450 entre 11 a 17 de maio. O aumento chegou a 106%. No comparativo com a primeira semana do mês (4 a 10), que teve 324 confirmações, o salto foi de 186%.

Apesar do aumento da disseminação, o Paraná ainda mantém a menor incidência do novo coronavírus por 100 mil habitantes no Brasil, com taxa de 29,1. O índice nacional é de 178,4 e o regional Sul de 55,9. Os estados com resultados mais próximo são Minas Gerais (32,9) e Goiás (35,8). O Estado ainda tem o 4º menor índice de mortalidade por 100 mil habitantes, com taxa de 1.4, enquanto a do País é 11.2.

Mesmo com incidência menor em relação a outras regiões brasileiras, o Governo do Estado considera que a evolução recente dos casos de infecção reforça a necessidade da população seguir as orientações das autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid-19. O isolamento social, principalmente da população de risco, se mantém como estratégia de enfrentamento da pandemia, assim como o uso de máscaras e o habito de higienizar as mãos.

MAIOR SALTO – A semana passada foi marcada pelo maior salto em número absoluto de casos (478), e pelo terceiro maior registro percentual. Percentualmente, o índice mais elevado ocorreu entre a segunda e a terceira semanas de março, no começo da pandemia. O boletim indicou alta de 666%, quando houve variação de seis casos para 46. Entre a última semana de março e a primeira de abril, com crescimento acumulado de 96 para 291 casos, a evolução foi de 203%.

TESTES – Os dados do boletim epidemiológico indicam uma curva ascendente de infecções pelo novo coronavírus e a tendência ainda é de evolução. A estimativa é reforçada porque mais pessoas serão testadas nas próximas semanas. É que o Estado iniciou um processo de testagem em massa, com testes rápidos, novos laboratórios credenciados e os novos perfis selecionados para os testes gold (RT-PCR) na rede pública.

EVOLUÇÃO – A média de casos desde a chegada da pandemia no Estado tem sido de 44,4 por dia, mas os dados apontam aumento recente. O Paraná atingiu índice de 136,4 casos por dia na semana encerrada no domingo passado (18 a 24 de maio), primeira vez com mais de 100 casos. Na semana retrasada, a média era de 64,2, e na anterior de 46,2.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *