Em 15 dias, casos de coronavírus aumentam 168% em Dois Vizinhos

quarta-feira, 15 julho 2020 | 08:51 AM

O Paraná vive um momento complicado no enfrentamento da pandemia de coronavírus. O número de casos vem aumentando em grandes proporções em todas as regiões do Estado. Em Dois Vizinhos, não é diferente: nos últimos 14 dias, as confirmações saltaram de 16 para 43, o que representa um aumento de 168,75%. Dos 43 casos confirmados, segundo boletim de ontem, 14 de julho, da Secretaria de Saúde, 32 já estão recuperados (nove pacientes seguem em isolamento domiciliar e dois em hospitais). Os casos suspeitos chegaram a 18, sendo que 90 casos foram descartados e 213 pessoas estão sendo monitoradas.

As medidas mais restritivas foram adotadas, juntamente com todos os municípios da região, no final de março, com decretos que restringiram o funcionamento do comércio entre os dias 21 e 30 daquele mês. De lá para cá, uma série de ações foram pensadas pela Secretaria de Saúde em parceria com a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) e outras entidades visando manter a economia em funcionamento.

“As medidas continuam as mesmas e vem sendo intensificadas. Nós, enquanto saúde, visitamos todo o comércio, pedimos para não fazerem aglomerações, mas sabemos que esse aumento de casos é resultado de descumprimento de regras. Mais dia, menos dia, sabíamos que isso ia acontecer, mas a população não acreditava. Eu sempre procuro ressaltar que a precaução que melhor funciona é o distanciamento social, por isso, se puder, fiquem em casa. Precisamos que a população leve a sério porque a tendência é agravar. Não é a hora de fazer fila em supermercado ou ficar em aglomerações nas conveniências de postos, entre outras situações”, alerta o secretário de Saúde, Edson Spiassi. Lavar as mãos frequentemente, utilizar máscara, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar são outras ações recomendadas para o período.

O intervalo entre a confirmação do primeiro para o segundo caso foi de 41 dias (o primeiro foi confirmado no dia 17 de abril e o segundo no dia 27 de maio). As confirmações passaram a ser mais constantes no mês de julho, passando a ser diárias desde o dia 10 de julho, quando o município tinha 34 casos confirmados até ontem, 14 de julho, quando o município chegou a 43 casos.

Fonte: Jornal de Beltrão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *