Ouça Ao Vivo

12 de novembro de 2025 10:32

Carregando...

Decreto deixa regras para liberação de atestados médicos mais rígidas em Dois Vizinhos

12/11/2025
às08:54
Julio Cesar Alves
Foto: Portal Educadora

Com exclusividade, durante participação no Educadora News desta segunda-feira, 10 de novembro, o prefeito Carlinhos Turatto (PSD) anunciou a elaboração de um decreto que torna mais rígida a liberação de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades de saúde de Dois Vizinhos.

A medida foi tomada após constatar que há maior movimentação e número de pedidos de atestados nas sextas e segundas-feiras. “Fizemos um decreto determinando a todos os responsáveis pelas unidades de saúde que o atestado seja concedido apenas a quem realmente precisa. Por que o atestado entra geralmente na segunda e na sexta? Eu não tenho culpa se a pessoa ficar ‘enchendo a cara’ no domingo e, na segunda, quiser pegar atestado. A empresa não pode pagar por isso. A lei vai ser dura, e o médico que for conivente com esse tipo de coisa não vai trabalhar no município de Dois Vizinhos. Precisamos de gente que queira trabalhar aqui. Recebi ligações de grandes empresários pedindo ajuda, porque a situação estava ficando complicada”, afirmou o prefeito.

Ele ressaltou ainda que a Agência do Trabalhador conta com centenas de vagas de emprego. “Nossa equipe está preparada, esperando você, para te colocar em um emprego. O empresário não aguenta mais a carga tributária e, se a gente não fizer nossa parte, cumprir a carga horária, vai ficar ainda mais difícil. Vai ter que fechar a empresa, vai quebrar. Toda empresa anda bem quando o patrão respeita o colaborador e vice-versa”, concluiu.

Rafael Dutra, diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também comentou sobre o movimento no local. “É uma realidade. Hoje, as nossas principais demandas na UPA são nas segundas e sextas-feiras e, normalmente, precisamos chamar reforço médico para dar conta dos atendimentos. Em conversa com a equipe, percebemos que o principal pedido é o atestado. Quando o paciente não consegue, acaba discutindo com o médico, com a direção, alegando que é um direito dele, mas isso é uma questão de conduta médica, que avalia a real necessidade. Quando o atestado não é concedido, fornecemos uma requisição que comprova que o paciente esteve aqui em consulta”, explicou.

Ele destacou ainda que, recentemente, foi descoberto um esquema de falsificação de atestados em Dois Vizinhos. “Já comunicamos a Polícia Civil e identificamos que uma pessoa estava vendendo documentos falsos em uma empresa da cidade. O nosso atestado, no sistema, gera um QR Code que permite verificar a autenticidade, e aqueles atestados eram nitidamente falsos. Somente uma empresa da cidade recebeu mais de 30 desses atestados falsos. A Polícia está investigando e, em breve, teremos novidades sobre o caso”, concluiu.

Fonte: Portal Educadora

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Regional
Policial
Geral
Regional
Policial
Geral
Ampére

Em Alta

Regional
Policial
Geral
Pinhal de São Bento
Esporte
Geral
Geral
Ampére
Regional