Beltrão inaugura laboratório de fitoterápicos

quarta-feira, 22 julho 2020 | 09:44 AM

A Universidade Paranaense (Unipar) e a Prefeitura de Francisco Beltrão inauguraram na manhã de ontem, 21, laboratório de manipulação de medicamentos fitoterápicos. O projeto foi lançado há cerca de dois anos e meio e surge da parceria do município, da Universidade e do governo federal. Houve o contrainvestimento aproximado de R$ 1 milhão, parte deles viabilizados pelo deputado federal Osmar Serraglio, durante o seu último mandato.

A unidade vai funcionar no mesmo ambiente da Farmácia da Partilha, no prédio da Unipar, localizada na Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, Bairro Industrial. A solenidade foi rápida, com poucas pessoas, em espaço aberto e respeitando todas as normas de prevenção à Covid-19. O próximo passo prevê o treinamento dos profissionais de saúde e o estímulo à produção das plantas pelos agricultores locais. Os medicamentos serão dispensados na rede pública municipal.

De acordo com a farmacêutica responsável Mariane Pavani Gumy é um projeto do Ministério da Saúde para inserção de plantas medicinais na atenção básica. Serão disponibilizados chás e medicamentos fitoterápicos (em cápsulas), que serão dispensados conforme prescrição médica.

Ela relatou que o projeto contempla várias etapas, como a capacitação de todos os profissionais da saúde da rede municipal e a farmácia de manipulação. Em virtude da Covid, a capacitação foi adiada e está prevista para setembro. Os medicamentos serão dispensados mediante prescrição. Os pacientes levam a receita numa das seis farmácias municipais ou na farmácia da partilha e esta receita será encaminhada para manipulação.

Fonte: Jornal de Beltrão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *