Amperenses com coronavírus seguem internados; um na UTI do Regional

segunda-feira, 04 maio 2020 | 14:18 PM

A prefeitura de Ampére repassou nesta segunda-feira, 4, detalhes dos dois casos de coronavírus confirmados no município no final de semana. Em entrevista as rádios Ampére AM e Interativa FM o prefeito Zuca Luquini acompanhado do secretário de saúde Robson Sari e do vice-prefeito Nego Corá disse que a administração está tomando todas as providencias necessárias em relação ao fato. Os dois homens, pai e filho, 83 e 47 anos respectivamente, estão internados no Hospital Regional do Sudoeste em Francisco Beltrão. O idoso está na UTI, entubado e respirando com ajuda de ventilação mecânica, segundo o prefeito. Já o filho está em uma ala intermediária do HRS preparada para atender casos do Covid-19 e o estado de saúde é estável.

O prefeito revelou que na quinta-feira da semana passada – dia 30 os dois deram entrada no Hospital e Maternidade Santa Rita com sintomas da doença. “Assim que chegaram no nosso hospital eles já foram encaminhados até a área da unidade preparada para receber pacientes com sintomas de Covid. Estavam com temperatura superior a 37.5 graus e com saturação acima de 90%. A família informou que eles não tem histórico de viagens e que apenas o filho vinha até a cidade fazer compras.”

O secretário de saúde Robson Sari explicou que Ampére tinha 18 casos sendo monitorados, sendo que 16 fizeram exame e deram negativo a doença. Os dois homens que tiveram resultados positivos moram na zona rural, na comunidade de Linha Santa Inês, e estão internados no Hospital Regional desde a sexta-feira, 1.

“Estamos monitorando essa situação. Não gostaríamos de estar vivendo isso, mas agora precisamos orientar nossa população e pedir que mantenha os cuidados necessários de prevenção. Já orientamos os familiares e as pessoas que tiveram contato com os dois pacientes e todos estão em quarentena. Ninguém até agora apresentou sintomas da doença,” destaca o secretário.

Robson informou ainda que será feito exame para detectar o Covid-19 apenas nas pessoas que apresentarem sintomas. “Orientamos nossa população que o teste será feito nos pacientes que apresentarem sintomas de síndrome gripal. Os testes são seletivos e pedimos que as pessoas entendam que seguimos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.”

O prefeito Zuca Luquini pediu que as pessoas mantenham as medidas de prevenção à doença. “Nossa população tem seguido as orientações, mas solicitamos que idosos, crianças e cidadãos com doenças crônicas só saiam de suas residências em caso de extrema necessidade. Já as demais pessoas que utilizem máscara e evitem aglomerações.”

A nossa reportagem entrou em contato com uma parente das duas pessoas que contraíram a doença e fomos informados que os familiares que tiveram contato com eles já estão adotando alguns cuidados. “Estamos se precavendo. Aqueles que trabalhavam na cidade já não foram para o serviço no dia de hoje. Alguns que vendiam produtos também suspenderam isso. Todos estão isolados e alguns já fizeram teste rápido. Até agora todos deram negativo,” cita ela.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *