Ampére: Final de semana tem o maior Gaitaço do Paraná

sexta-feira, 24 janeiro 2020 | 15:39 PM

Fale com a Rádio Ampére AM |

O maior encontro de gaiteiros e gaiteiras do Paraná acontece neste final de semana em Ampére, sudoeste do Estado. O evento intitulado como Gaitaço entra para sua sétima edição e neste ano são esperados 300 participantes. A promoção ocorre neste sábado, 25, e domingo, 26, no Parque Santa Terezinha e é promovido entre pelas Rádios Ampére AM e Interativa FM com participação das Apaes de Ampére e Pinhal de São Bento. Inclusive, todo o lucro será revertido para as duas instituições.

Hélio Alves, que é o coordenador do encontro, enfatiza que o Gaitaço já se tornou tradição. “Trouxemos essa ideia do Rio Grande do Sul e deu certo. Ele tem crescido a cada ano. Na primeira edição tivemos cerca de 80 gaiteiros e agora devemos superar a marca de 300. Estamos trabalhando há vários meses divulgando em todo o sul do Brasil e teremos caravanas de várias cidades não só do Paraná, mas vindas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.”

O Gaitaço para quem nunca ouviu falar é um encontro onde fãs de gaita se reúnem para tocar o instrumento e cantar. O ponto alto dele é quando todos juntos interpretam músicas ao mesmo tempo. São 12 canções de artistas da tradição gaúcha que serão executadas pelos participantes, todos tocando juntos. “Não tem idade para participar. Recebemos desde crianças que estão começando a tocar gaita até aqueles mais experientes. Será uma linda festa e nós convidamos para que nossa comunidade prestigie. Todo o lucro será revertido para as Apaes das duas cidades. Venham para o Gaitaço neste final de semana que será uma espetáculo.”

A programação será iniciada neste sábado. A partir das 12h30 serão recepcionados os participantes e haverá transmissão de programas pelas Rádios Ampére AM e Interativa FM, e também nas rádios Danúbio Azul AM e Clube AM. A noite tem jantar no CTG Gildo de Freitas. Já no domingo a programação começa às 6h e durante toda manhã tem apresentação dos participantes ao vivo pelas rádios Ampére e Interativa. Ao meio dia será serviço almoço no sistema de buffet.

Já na parte da tarde, às 13h30, haverá homenagem ao eterno ídolo da música gaúcha Teixeirinha com a presença das filhas do cantor Margarete e Marcia Teixeira. Também gaiteiros da região que já morreram também serão homenageados. Às 14h começa o Gaitaço – o maior do Paraná.

Compartilhar

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *