Aeroporto Regional volta ser discutido por lideranças em Francisco Beltrão

sábado, 01 fevereiro 2020 | 07:21 AM

Dirigentes de entidades, representantes de cooperativas e empresários participaram de uma reunião na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) para debater o andamento do processo do Aeroporto Regional do Sudoeste. No encontro, eles conheceram em detalhes o projeto e reforçaram a necessidade de uma estrutura que atenda a demanda de passageiros a médio prazo e fortaleça os potenciais econômicos da região.

Um dos empresários comentou que prioriza voos com saída de Foz do Iguaçu ou Curitiba, dado a instabilidade da operação de aeroportos mais próximos. Outro, citou o aumento expressivo da aviação executiva na região nos últimos quatro anos para atender a demanda de grandes empresas que precisam deslocar diretores e colaboradores pelo Brasil.

Além dos representantes do setor produtivo, também participaram do encontro os deputados estaduais Ademar Traiano e Wilmar Reichembach e os prefeitos de Beltrão, Barracão, Salgado Filho, Bom Sucesso do Sul, Renascença, Boa Esperança do Iguaçu, Itapejara do Oeste, Bom Jesus do Sul e Santa Izabel do Oeste.

Na reunião, os empresários puderam acompanhar o andamento do processo de viabilização do Aeroporto Regional do Sudoeste. A proposta é que sejam seguidos os estudos iniciais feitos pelo ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e SAC (Secretaria de Aviação Civil) que indicaram uma área em Renascença, às margens da rodovia, para comportar a estrutura: o local teria capacidade de expansão, terá baixo impacto ambiental, está numa área relativamente plana e com fatores climáticos favoráveis à operação praticamente o ano todo.

Defendido desde 2006 pela Amsop, o aeroporto já foi alvo de dois estudos técnicos, que avaliaram diferentes áreas e apontaram para o mesmo local, exatamente entre Beltrão e Pato Branco. Agora, o Governo Federal pretende bancar o estudo de viabilidade da obra e aguarda a oficialização de convênio com o Governo do Estado.

Fonte: Assessoria de imprensa

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *