Conhecido como a “Terra do Vinho, do Queijo e do Turismo Rural”, o município de Salgado Filho, no Sudoeste do Estado, se prepara para mais uma edição da tradicional Festa do Vinho e do Queijo. O evento, que acontece no Bosque Municipal, será realizado entre os dias 12 e 14 de julho, com eventos culturais, gastronomia, comercialização de produtos da agricultura familiar e shows com artistas regionais e nacionais.
A apresentação da programação da festa aconteceu na noite de sábado (1), com café colonial e show humorístico com Badin, o Colono. Cerca de 800 pessoas prestigiaram o evento, que dá o ponta pé inicial na divulgação da festa no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.
De acordo com o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer, a expectativa foi superada e a festa, que completa 25 anos, promete ser uma das maiores.
“Nosso espaço é limitado, que tem 750 lugares aqui, e pra nós é uma grata satisfação ter a imprensa aqui, ter a população aqui, a região toda estar aqui nessa histórica festa do vinho. Então nesse dia, além do lançamento, nós também tivemos o show com o Badin, mas acima de tudo, o que nós queremos é convidar toda a população para os dias 12, 13 e 14 de julho pra vir participar de toda programação de nossa festa”, disse.
Nessa edição, a festa terá dois shows com artistas de renome nacional.  No sábado, dia 13, Michel Teló e no domingo, dia 14, a dupla sertaneja Althair e Alexandre.
 
Segundo Eloir Wronski, presidente da comissão organizadora da festa, a programação é bastante diversificada, com atrações para todos os gastos. “A programação está definida desde o início do ano e se Deus quiser a festa será sucesso absoluto mais uma vez. Nós começamos na sexta-feira, as 19 horas, com a solenidade abertura, as 22 horas tem a escolha da rainha e princesas e logo em seguida show/baile com Musical Portal do Sul. No sábado, as 9h30, tem abertura dos pavilhões, reunião regional dos secretários de saúde. As 13h30 acontece o Festival de Artes do Sudoeste, a partir das 20 horas jantar típico Italiano e as 22 horas teremos o show nacional com Michel Teló, com baile, na sequência, animado pela Banda Danúbio Azul. No domingo, dia 14, as 9 horas abertura dos pavilhões da indústria e comércio: 10 horas missa em ação de graças; meio dia almoço a base de costelão. A tarde, a partir das 13h30, shows regionais e apresentação da dupla Althair e Alexandre, essa então é nossa programação”, destacou.
Os ingressos para participar dos shows e bailes começam a ser comercializados nesta terça-feira, dia 4, ao custo de R$ 30 para assistir Michel Teló, ou, pacote no valor de R$ 55 para os demais eventos. Eloir garante que serão colocados à disposição, inicialmente, mil pacotes com esses valores. Ele acredita que somente no show do Michel Teló o público supere as 5 mil pessoas.