Denise Chiapetti Adamchuk foi nomeada pelo governo do estado para a chefia da unidade regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento). Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Denise foi secretária de Agricultura de Francisco Beltrão na gestão do então prefeito Wilmar Reichembach (2009-2012), instrutora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e, mais recentemente, vinha atuando na iniciativa privada e desenvolvendo palestras técnicas para produtores de leite, por meio da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Reichembach.

 

De acordo com ela, o desafio na nova função será potencializar cada vez mais a intensa produtividade do Sudoeste. “É uma região muito rica, com um potencial muito grande em todos os segmentos. Vamos dar nossa contribuição para o desenvolvimento de todas as cadeias produtivas, em especial a do leite, tendo em vista que nossa região é a maior produtora do Estado”.

 

Seguidamente em suas entrevistas, o governador Ratinho diz que o Paraná deverá ser o maior produtor de alimentos do mundo. Caso desenvolva mecanismos para atingir o intento, o Sudoeste do Paraná terá uma participação preponderante, tendo em vista o cultivo diversificado de culturas. Denise destaca que, nesse sentido, pretende fazer uma ponte entre os programas do governo do estado e a realidade dos municípios da região. “Conheço muito bem as principais necessidades dos nossos produtores, aliado a isso, tenho uma ótima relação com o deputado Reichembach, que é um dos representantes do Sudoeste na Assembleia e perante o Governo do Estado; também tenho uma relação muito boa com o secretário Norberto Ortigara e o governador Ratinho. Conheço as propostas para a agricultura desde a campanha e, por isso, sabemos dos caminhos para adaptá-las à nossa realidade. Além disso, teremos como apoio imprescindível a experiência de todos os servidores do escritório de Beltrão e dos demais órgãos, como secretarias de Agricultura, Emater e Adapar”, enfatizou.

 

O Núcleo Regional da Seab atende a 20 municípios da região Sudoeste: Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Salgado Filho, Capanema, Bela Vista da Caroba, Pérola do Oeste, Planalto, Ampére, Realeza, Enéas Marques, Santa Izabel do Oeste, Barracão, Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Verê.