O Banco de Aleitamento Materno do Hospital Regional do Sudoeste, deve ser inaugurado em breve. Uma conquista de extrema importância, que irá beneficiar os 27 municípios de abrangência da 8ª Regional, sendo o primeiro do sudoeste.
 
A Diretora Geral do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, comenta que essa é uma parceria com o Rotary Vila Nova e a intenção é que até o final do mês, toda a reforma e adequação do espaço, dentro das normas da vigilância em saúde, estejam disponíveis para a população “será um posto de coleta até que todos os equipamentos sejam licitados. Pretendemos utilizar para o processamento, outro banco de leite no território do Estado do Paraná”.
 
Considerado unidade para atendimento na alta complexidade da gestação de risco e risco intermediário, um dos pré-requisitos para alcançar a habilitação do Ministério da Saúde no Rede Cegonha (estratégia lançada pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida) é ter o Banco de Leite, motivo pelo qual a conquista é tão comemorada.
 
Cíntia enaltece a parceira e sensibilidade que a comunidade beltronense tem com a causa do banco de leite, “agradecemos o trabalho do Rotary que viabilizou todo recurso para a reforma e adequação do espaço, a comunidade que contribuiu com materiais de construção, a prefeitura e entidades que disponibilizaram equipamentos de informática, poltronas, cadeiras, bancadas”. Para a inauguração, está sendo providenciada uma placa de identificação dos amigos do banco de leite.