A população do Paraná ultrapassou a do Rio Grande do Sul pela primeira vez, nesta quarta-feira (9), aponta cálculo feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com base nas projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o Ipardes, por volta das 6h, a população dos dois estados se igualou, alcançando a marca de 11.331.597 pessoas. Logo depois, o número de paranaenses passou a ser maior do que de gaúchos, informou o instituto.
A inversão se explica porque a população do Paraná cresce mais que o dobro que a do Rio Grande do Sul, de acordo com o IBGE. A cada dia, estima-se que a população paranaense cresça em mais 205 pessoas, enquanto o Rio Grande do Sul ganha 90 pessoas.
Em média, portanto, o Paraná aumenta uma pessoa na sua população a cada sete minutos e dois segundos. O Rio Grande do Sul, leva mais que o dobro de tempo. A população gaúcha ganha uma pessoa a cada 15 minutos e 55 segundos.
“O Rio Grande do Sul se encontra em um estágio demográfico mais consolidado, com menor taxa de fecundidade, maior expectativa de vida e um saldo migratório negativo, com mais pessoas deixando o Estado do que indo morar nele”, analisa Julio Suzuki Júnior, diretor do Ipardes.