Os fãs de gaita mais uma vez prestigiaram o Gaitaço e Gesta Regional dos Cavaleiros em Ampére. A 4ª edição realizada neste final de semana superou as expectativas dos organizadores e mais uma vez comprovou que o evento se tornou tradição e referencia cultural no sudoeste do Paraná, reunindo visitantes de todo o estado e ainda do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Organizado pelas Rádios Ampére AM, Interativa FM, Grupo da Cavalgada da Integração e CTG Gildo de Freitas, a promoção teve a presença de quase 300 gaiteiros e 280 cavaleiros.

 

De acordo com Helio Alves, um dos coordenadores e atual prefeito de Ampére, o evento foi um sucesso e superou aquilo que se projetava. “Tivemos uma grande presença de gaiteiros e cavaleiros. Recebemos visitantes de várias partes do Paraná e Santa Catarina, sem contar às caravanas que vieram do Rio Grande do Sul, entre elas Panambi e Almirante Tamandaré do Sul. Nosso evento já se tornou em um grande evento regional e já tem atraído fãs de gaita de outros estados, e é isso que nos deixa mais contente.”

 

Helio cita também que neste ano o evento foi abrilhantado pela presença de Adelar Bertussi. “Recebemos no evento o grande Adelar Bertussi, que recebeu o carinho dos gaiteiros e pode também falar um pouco sobre sua bela carreira no tradicionalismo gaúcho. Foi uma honra receber esse ícone da música.”