A professora Maria de Lurdes Bertani foi confirmada pelo governo do estado na chefia do Núcleo Regional da Educação de Francisco Beltrão (NRE). Lurdinha - como é mais conhecida - é servidora da Secretaria de Estado da Educação (SEED) há 40 anos, foi professora, diretora do Colégio Miniguaçu (hoje Colégio Agrícola) e do Colégio Estadual Tancredo Neves, diretora da extinta Facibel (Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão), secretária de Educação de Francisco Beltrão na gestão do ex-prefeito Wilmar Reichembach e há dois anos chefia o NRE. Possui graduação e pós-graduação em Economia Doméstica.

 

De acordo com ela, o desafio da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior para a educação é oportunizar a aprendizagem e a permanência dos alunos na escola e valorizar o professor.“Junto com esses objetivos, também temos o desafio de aumentar o índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Vamos trabalhar juntos para alcançar essas metas, que são promessa de campanha do governador. Aceitei essa função por entender que a educação pode transformar o ser humano. Esses objetivos estarão presentes em nosso trabalho diário aqui no núcleo. Agradeço a confiança que foi depositada em mim pelo deputado Reichembach, pelo secretário Renato Feder e pelo governador Ratinho Junior”, destacou.

 

Prazos

As aulas na rede estadual de ensino retornam dia 14 de fevereiro, uma quinta-feira. Os professores voltam um pouco antes, na segunda-feira (11), com atividades de estudo e planejamento. Lurdinha ressalta a necessidade de pais e responsáveis efetuarem a matrícula dos filhos. “As secretarias de todas as escolas estão funcionando normalmente. É importante providenciar a matrícula o quanto antes, pois logo o período letivo retornará”, orientou. Para a matrícula é necessário apresentar original e cópia de documento de identificação, comprovante de residência atualizado e informar número de telefone para contato.

 

Números

De acordo com a Seed, o Paraná possui 2.149 escolas estaduais, onde estudam mais de 1 milhão e trezentos mil alunos e atuam mais de 70 mil professores e pedagogos. O Núcleo Regional de Francisco Beltrão é responsável por 20 municípios e 94 escolas.