Três partidos estrearam nas eleições 2018 na disputa pelas vagas de presidentesenadorgovernadordeputado estadual e federal. O saldo foi de 37 candidatos eleitos por NovoRede e PMB (Partido da Mulher Brasileira).
Em 2016, esses partidos já participaram das eleições, mas os cargos em disputa eram de prefeito e vereador.
Em número total de vagas, o Novo foi o que teve o melhor desempenho, com 20 eleitos, seguido pela Rede, que teve 14 eleitos, e o PMB, com 3 vagas.
 
Novo elege mais deputados nas Assembleias
Para as vagas de deputados nas Assembleias Legislativas dos estados, o Novo elegeu 12 representantes nos estados de Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (4) e 1 no Distrito Federal.
A Rede conseguiu oito cadeiras: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe (2) e São Paulo, enquanto o PMB conseguiu três vagas: Amapá, Rio de Janeiro e Roraima.
 
Rede foi o único dos novatos com senadores
Entre os partidos que surgiram depois de 2014, a Rede foi o único a eleger senadores, com o total de cinco mandatos. Novo e PMB não tiveram eleitos para o Senado.
Somente o PMB não teve concorrente próprio à Presidência da República. Candidatos pelas legendas novatas, João Amoedo (Novo) ficou com 2,5% dos votos válidos e M