Um ouvinte morador da comunidade São Salvador, interior de Ampére, trouxe uma cobra até a Rádio Ampére nesta quinta-feira, 14.
Segundo ele, estava realizando alguns serviços no corte de grama quando se depararou com algumas cobras. Com o susto, ele acabou matando a serpente e trouxe para que a Rádio entrasse em contato com os especialistas e a cobra fosse identificada.
Apesar da preocupação com o animal peçonhento, a cobra encontrada é uma Muçurana, sem veneno e que se alimenta de roedores e de outras cobras segundo o médico veterinário da UNISEP de Dois Vizinhos, Felipe Azolini.

Muçurana

muçurana mais conhecida como cobra-do-bem ou cobra-preta, é uma serpente ofiófaga, isto é, é uma cobra que devora outras cobras. Sua dieta é composta de cobras não peçonhentas e cobras peçonhentas como jararacascascavéis etc. Ao serem devoradas, essas cobras picam diversas vezes a muçurana, mas o veneno dessas cobras não tem efeito contra ela. Na ausência de suas presas habituais não despreza pequenos mamíferos como roedores. A única cobra que de fato é letal para a muçurana é a cobra-coral.