A Polícia Civil de Ampére, sudoeste do Estado, realizou palestras para abordar com jovens e adolescentes a prevenção e o combate às drogas. Nesta quarta-feira, 4, estudantes das escolas estaduais Nereu Perondi e Cândido Portinari assistiram a explanação sobre o tema. O evento foi realizado no Anfiteatro Ana Maria Basso e teve a Secretaria Municipal de Educação como parceira.
 
A palestra foi para alunos do 6º ao 9º ano das duas instituições de ensino e foi ministrada pelo delegado aposentado Pedro Colaço. Ele que é de Dois Vizinhos pode levar esse conteúdo para outras instituições e também falar sobre sua experiência quando foi delegado em várias comarcas, como Pato Branco e Londrina.
 
A delegada Tais Melo enfatiza que a atividade fez parte da campanha “Junho – Paraná sem drogas”. Ela destaca que ficou contente com a participação das escolas. “Esse mês de junho que passou foi dedicado a prevenção e combate as drogas. E nosso objetivo foi de participar dessa campanha para alertar esse público mais jovem do perigo das drogas. Ficamos felizes em contar com a presença maciça desses alunos e pudemos apresentar para eles essa palestra preventiva até com imagens impactantes do que a droga pode ocasionar na vida de uma pessoa.”
 
O palestrante da tarde disse ser um prazer falar com esse público. “Aqui temos meninos e meninas que estão entrando numa fase da vida que precisam conhecer mais sobre os malefícios das drogas. Fiquei muito feliz e até surpreso pela atenção deles na palestra e acredito que pudemos passar um pouco da nossa experiência a eles. O mais importante é mostrar os prejuízos que eles poderão ter caso entrem para esse mundo”, reforçou Dr Pedro.
 
O delegado enfatiza que esse tema precisa ser mais debatido na sociedade. “Esse assunto é grave. Assola todo o país e acaba com a vida de muitas famílias. Os dependentes químicos sofrem e as famílias padecem juntas. São vários tipos de drogas, mas um que tem causado grandes danos é o crack. A cada dia que passa ele tem entrado ainda mais na vida de algumas pessoas e causado enormes estragos. A sociedade precisa discutir esse tema e estamos sempre à disposição para colaborar.”
 
PALESTRA EM PINHAL
O tema também foi abordado em palestra na cidade de Pinhal de São Bento. Na última semana a delegada Tais Melo esteve conversando com jovens, adolescentes e lideranças do município sobre o tema. Ela contou um pouco sobre sua função como delegada, o dia a dia do trabalho e ainda falou sobre a prevenção e combate às drogas.
 
Fotos: Polícia Civil e Prefeitura de Ampére